Programa Cinema na Escola é lançado e vai beneficiar 200 estudantes no Piauí

Aulas terão a duração de 06 meses, com carga horária de 120 horas, e vai abordar a introdução

Por: https://conectapiaui.com.br/ | Data: 06/08/2024 23:52 - Atualizado em 06/08/2024 23:57


O lançamento do projeto "CINEMA NA ESCOLA SEDUC", aconteceu dia 06 de agosto, terça-feira, nos Cinemas do Teresina Shopping, e foi um sucesso. Este curso vai beneficiar 200 estudantes SEDUC das cidades de Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus.

O Secretário Washington Bandeira realizou o lançamento do Programa Cinema na Escola na manhã desta terça-feira (06/08), no Cinemas Teresina, no Teresina Shopping.
O Programa, vai beneficiar 200 Estudantes Seduc, tem o objetivo de integrar o Curso Técnico de Produção de Áudio e Vídeo do Ensino Técnico e Profissionalizante, com aulas teóricas e práticas nas cidades de Teresina, Parnaíba, Floriano, Picos e Bom Jesus.

As aulas terão a duração de 12 meses, com carga horária de 120 horas, e vai abordar a introdução ao Cinema, Linguagem Cinematográfica, Roteiro Cinematográfico e seus múltiplos gêneros, Direção Cinematográfica, Técnicas de Interpretação para Cinema, Direção de Arte (composição de cenários), Fotografia para cinema, Maquiagem cinematográfica, Captação de Som para cinema, Softwares de Edição de Vídeo e irá finalizar com a gravação de um curta-metragem, edição de vídeo, mixagem de som, estratégias de marketing para cinema e atividades de lançamento do filme.

O Secretário ressaltou que o programa visa promover e enriquecer a experiência educacional dos estudantes.

“Mais um projeto inovador da SEDUC para levar oportunidades aos nossos jovens, um projeto que mistura cultura e formação profissional. Nós vamos ensinar com a orientação, a tutoria do Cícero Filho, nosso cineasta piauíense, os nossos estudantes de cinco escolas do Piauí, Teresina, Floriano, Picos, Parnaíba, Bom Jesus, cerca de 200 estudantes, através de um curso técnico sobre vários elementos do cinema, direção, roteiro, som, maquiagem, encenação, interpretação, edição, ou seja, eles vão aprender a fazer um filme, um curta, um longa, um documentário e vão realmente colocar a mão na massa produzindo filmes e documentários durante o curso. Então é mais uma oportunidade que a gente traz dentro das nossas escolas de tempo integral misturando cultura e ensino técnico profissional”, disse o secretário.

O Superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos, Paulo Henrique Pinheiro, destacou os grandes benefícios do programa, enfatizando a formação profissional alinhada às necessidades do mercado e as demandas regionais.

“Acho que os grandes benefícios estão relacionados a uma formação profissional alinhada a umas necessidades do mercado, as demandas de mercado na região de Parnaíba, Teresina, Picos, Floriano e Bom Jesus, para a formação de profissionais de produção de áudio e vídeo, com foco, inclusive, na produção cinematográfica. Isso vai abrir um pouco o horizonte e as perspectivas dos estudantes da rede SEDUC no estado do Piauí”, disse o superintendente.

O diretor de cinema Cícero Filho, que coordena o projeto, falou sobre a expansão do programa e a alegria de contribuir para a formação dos jovens na área do cinema.

“Estamos com mais um projeto Cinema na Escola Seduc 2024. Recebi com muita alegria o convite do secretário de Educação, juntamente com o nosso governador, que tem essa preocupação voltada para a formação e capacitação de jovens e nada melhor do que dar outra visão a ele, na área do cinema por exemplo. Então a gente montou uma equipe muito qualificada para atender agora, ao invés de uma cidade, agora serão cinco, o projeto aumentou”, disse o diretor.

 

SEGUE ALBUM DE FOTOS:

Veja Mais

Comentários